7 cursos mais populares no Sisu

O Sisu é uma das principais formas de ingressar na faculdade. Todos os anos, milhares de vagas são oferecidas e todas gratuitas para quem obteve boa nota no Enem. Mas, quais são os cursos mais procurados do Sisu? É sobre isso que falaremos aqui, para que você possa aprender um pouco mais sobre este programa.

Existem alguns cursos que são bastante disputados, por isso é importante ficar de olho na atualização diária das notas, para estar sempre por dentro da nota cortada e ganhar a tão esperada vaga. O curso que você quer é um dos mais populares? Descubra agora.

O que é Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é um programa do Governo Federal que oferece milhares de vagas em universidades federais, estaduais e municipais duas vezes ao ano. Ou seja, é uma oportunidade de estudar gratuitamente em instituições públicas de ensino superior.

CONTEÚDO

Assim como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sisu também depende da pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, os participantes são classificados de acordo com a nota obtida na prova do ano anterior. O Sisu é realizado anualmente no primeiro semestre e no segundo semestre.

Todos os dias o Ministério da Educação (MEC), durante a noite, atualiza as notas para conquistar uma vaga no Sisu. Assim, todos os candidatos podem alterar suas preferências, garantindo que estarão dentro da nota de corte. No entanto, eles só saberão se tiveram sucesso após o encerramento do último dia.

É importante destacar que falaremos aqui sobre os mais competitivos na relação número de candidatos por vaga oferecida no processo do Sisu. Não tem relação com os cursos mais populares, onde é levado em consideração o número bruto de alunos matriculados.

1 – Ciencias Biomédicas

CONTEÚDO

O curso de Ciências Biomédicas foi o mais competitivo do primeiro semestre do Sisu em 2020, os candidatos tiveram que vencer mais 145,1 candidatos para conquistar suas vagas. De longe ocupou a primeira posição quando o assunto é competição, conquistando com folga o segundo lugar que será apresentado a seguir.

Não quer dizer que tenha sido o curso com mais alunos matriculados, mas sim o curso com mais interessados ​​por vaga. A nota média de corte no Brasil foi de 730,63, são apenas 23 cursos em todo o Brasil com vagas pelo Sisu, então a competição acirrada. Conhecida como Biomedicina, os profissionais atuam na área de biologia e saúde humana.

  • Concurso : 145,1 inscritos para uma vaga

2 – ABI Educação Física

CONTEÚDO

Curso muito concorrido que emprega milhares de profissionais no Brasil, a Educação Física segue em alta e apresentou 105,7 candidatos a uma vaga no primeiro semestre de 2020. A nota média de corte não foi a maior, com 641,79 pontos, e o curso é oferecido em 139 instituições no Brasil.

O curso de Educação Física é dividido entre o Bacharelado e o Bacharelado, cabendo ao aluno qual dos dois seguirá e manterá sua carreira. É possível ser professor em sala de aula ou trabalhar em academias ou como personal trainer, é uma área que vem ganhando muito destaque em um momento em que as pessoas buscam melhorias na qualidade de vida.

  • Concurso : 105,7 inscritos para uma vaga

3 – Têxtil e Moda

CONTEÚDO

O curso Têxtil e Moda aparece na terceira posição entre os mais competitivos do Sisu em 2020, com uma vaga para cada 93,9 candidatos. É uma área que vem ganhando importância no cenário nacional, por isso o número de interessados ​​foi bastante elevado se comparado às oportunidades oferecidas pelo Sisu no primeiro semestre.

O profissional formado em Têxtil e Moda pode atuar no controle e operação de processos nas áreas de fiação, tecelagem e beneficiamento têxtil. É um profissional capaz de atuar na padronização, tricô, acabamento e tingimento dos tecidos escolhidos.

  • Concorrência : 93,9 inscritos para uma vaga

4 – Superior of Audiovisual

CONTEÚDO

A quarta posição é ocupada por um surpreendente curso, Superior de Audiovisual, que teve vaga a cada 82,1 matriculados no Sisu no primeiro semestre. É uma competição muito elevada, mas justificada pelo baixo número de alternativas em relação às instituições que oferecem este curso. Com poucas vagas e muita disputa, o índice sobe.

O profissional treinado poderá desenvolver técnicas para funções artísticas em diversas áreas, como roteiro, produção, captura e processamento de imagens, além de direção e som. São várias as disciplinas obrigatórias que fazem parte da grelha desta unidade curricular, permitindo aos alunos aprofundar os seus conhecimentos.

  • Concurso : 82,1 inscritos para uma vaga

5 – Educação Física e Saúde

CONTEÚDO

Olhe para ela novamente nos 7 cursos mais procurados do Sisu, só que desta vez é Educação Física e Saúde, e não em uma área ampla. Nesse caso, a competição é uma vaga para cada 78,5 inscritos. O número de pessoas que desejam fazer educação física continua muito alto em todo o Brasil, talvez porque o desempenho desses profissionais só cresça.

Quem faz esse curso torna-se um profissional focado em solucionar as soluções das pessoas em relação à saúde e ao condicionamento físico, tudo por meio da prática de exercícios físicos. Ninguém mais duvida da capacidade de realizar atividades físicas, por isso esses profissionais podem até escolher o trabalho que desejam.

  • Concurso : 78,5 inscritos para uma vaga

6 – ABI Enfermagem

CONTEÚDO

O curso de Enfermagem continua entre os mais interessantes e disputados, no Sisu do primeiro semestre de 2020, 69,2 foram matriculados para cada uma das vagas oferecidas. Esta nobre profissão continua a aparecer com muito apreço, por isso tantas pessoas disputam os seus lugares, chegando inclusive acima da Medicina.

  • Concurso : 69,2 inscritos para uma vaga

7 – Medicina

CONTEÚDO

Medicina é o curso mais procurado do Brasil, mas não o mais procurado. Vamos explicar, no primeiro semestre foram 59,9 inscritos para cada uma das vagas disponíveis, um número muito alto. Mesmo assim, o número de interessados ​​passou de 150 mil, só que há muitas vagas, diferente dos cursos citados acima, onde o número de oportunidades não é tão grande.

Muitas pessoas sonham em estudar medicina para poder trabalhar pela saúde e ajudar a salvar vidas. Além disso, o salário que os médicos recebem mensalmente é outro diferencial que serve para atrair muitos interessados, por isso o curso de medicina aparece entre os mais competitivos do Sisu e também um dos mais procurados.

  • Concorrência : 59,9 inscritos para uma vaga

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

7 cursos mais populares no Sisu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *