7 melhores universidades de engenharia do mundo

Estudar em uma universidade conceituada é o objetivo de muitas pessoas, pois isso torna o currículo mais rico e fácil de conseguir um emprego após a formatura. Aqui falaremos das 7 melhores universidades de engenharia do mundo, para que você tenha uma base na hora de fazer sua escolha.

Existe alguma universidade brasileira neste ranking? Isso é o que mostraremos a seguir. São instituições de ensino que valorizam uma formação de qualidade, com professores especializados no que ensinam, laboratórios repletos de tecnologia e bibliotecas para completar o mix educacional.

Quais são as melhores universidades de engenharia do mundo?

É complicado fazer uma lista com as melhores universidades do mundo, pois os conceitos de avaliação não são os mesmos em todos os países. Ainda assim, é possível dizer que os Estados Unidos têm as principais instituições de ensino voltadas para a engenharia.

O país investe fortemente na formação de professores, para que eles possam transmitir o conteúdo de forma qualificada e técnica aos alunos. Além dos Estados Unidos, a Inglaterra possui algumas universidades muito tradicionais, que já formaram milhares de engenheiros de primeira linha.

1 – Instituto de Tecnologia da Califórnia

Universidades

Se você sonha em estudar engenharia fora do Brasil, saiba que o California Institute of Technology é considerado o melhor do mundo, pelo menos na visão dos americanos. Ele recebe uma pontuação de 4,65 em uma escala de 0 a 5. Foi fundado em 1891 e tem 32 ex-ganhadores do Prêmio Nobel.

Quem se forma nesta universidade pode escolher de forma prática o trabalho que deseja seguir, para se ter uma ideia, Google e Intel estão entre as empresas que contratam os mais recém-formados. Além de faculdades voltadas para a engenharia, também é possível acompanhar outras áreas do conhecimento.

  • País: EUA
  • Site: https://www.caltech.edu/

2 – Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Universidades

Você já ouviu falar do MIT? Esta é uma das faculdades mais respeitadas do mundo. O Massachusetts Institute of Technology é o lugar ideal para treinar novos engenheiros dispostos a criar tecnologias inovadoras e mudar a visão das pessoas sobre o mundo.

A escolha conta com 25 professores premiados pela American Academy of Arts and Sciences. Como em primeiro lugar, o Google é uma das empresas mais interessadas em contratar engenheiros recém-formados, a Microsoft é outra empresa que usa o MIT como base para novos funcionários.

  • País: EUA
  • Site: http://www.mit.edu/

3 – Stanford

Universidades

Outra universidade que não poderia ficar de fora desse ranking é Stanford, muito indicada para quem quer estudar engenharia e dominar essa arte. Eles contam com profissionais qualificados para ensinar e repassar aos alunos o conteúdo que dominam. São 65 laboratórios e centros especializados em todo o complexo.

São mais de 3 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, além de mais de 240 professores. Google e Cisco System são os maiores empregadores para ex-alunos de Stanford, mas Facebook, HP, Apple, Oracle, IBM e Microsoft também são empresas que contratam os novos profissionais que estudaram lá.

  • País: EUA
  • Site: https://www.stanford.edu/

4 – Cambridge University

Universidades

A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209, aparecendo como uma das mais antigas do mundo. É uma das instituições de ensino mais tradicionais da Inglaterra. Lá, muitos cientistas, escritores e políticos estudaram lá, bem como engenheiros consagrados que colaboraram no desenvolvimento de novas tecnologias.

Cambridge tem aparecido algumas vezes como a melhor universidade do mundo, considerando todos os cursos e fatores que são colocados em prática nesta eleição. Existe um procedimento rígido para o ingresso de novos alunos na graduação, o que torna a disputa ainda mais acirrada por uma das vagas.
Na área de engenharia, o especialista é em Elétrica, Mecânica, Aeronáutica e Produção e Química.

  • País: Inglaterra
  • Site: https://www.cam.ac.uk/

5 – Universidade de Quioto

Universidades

A Universidade de Kyoto, no Japão, está entre as melhores do mundo quando o assunto é Engenharia Civil e Engenharia Química. Por isso, é referência em toda a Ásia no que diz respeito à formação de engenheiros da qualidade. Os alunos assim que se formam são disputados pelas principais empresas dos países conhecidos como Tigres Asiáticos.

Sua fundação ocorreu em 1897, hoje são mais de 3 mil professores no corpo docente, e a unidade oferece diversas oportunidades nos cursos de graduação e pós-graduação, com destaque para os cursos de engenharia. Além disso, possui 13 institutos de pesquisa e 21 centros de ensino.

  • País: Japão
  • Site: https://www.kyoto-u.ac.jp/

7 – Imperial College London

Universidades

Nossa lista termina com o Imperial College London, uma das principais instituições de ensino do Reino Unido e que está muito bem posicionada nos rankings de engenharia. Para se ter uma ideia, eles são líderes na categoria Engenharia Civil, aparecendo na quarta posição no curso Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Produção e em terceiro lugar na Engenharia Química.

Junto com as universidades de Oxford e Cambridge, aparece como uma das três melhores instituições de ensino da Inglaterra. Sua fundação aconteceu em 1907, com a fusão de antigas instituições de ensino. Atualmente possui um parque de ciências, com diversas bibliotecas e laboratórios.

  • País: Inglaterra
  • Site: https://www.imperial.ac.uk/

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

7 melhores universidades de engenharia do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *