7 melhores universidades públicas da região Centro-Oeste

Conquistar uma vaga em uma instituição de ensino de qualidade é a meta de muitas pessoas. Assim, estudam em cursos que buscam a melhor preparação buscando os vestibulares individuais realizados por cada um deles. Também é possível buscar admissão por meio do Sistema de Seleção Única (Sisu). Aqui vamos falar sobre as melhores universidades públicas do Centro-Oeste.

Essa região é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Lá não tem muitas instituições de ensino, ainda, existem alguns públicos bem colocados no Ranking Folha Universidade, publicado em 2019. Você conhece algum deles?

As 7 melhores universidades públicas do Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste não possui muitas universidades públicas, incluindo federais, estaduais e municipais, ao contrário de outras partes do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Mesmo assim, alguns deles estão entre os melhores do Brasil em diversos rankings.

Mato Grosso do Sul é o estado com mais instituições da nossa lista, são três, contra duas goianas e uma mato-grossense e uma brasiliense. Na verdade, a unidade da capital federal é considerada uma das melhores do país.

1 – UNB

UNB

Seria estranho se a primeira posição na Região Centro-Oeste não fosse ocupada pela Universidade de Brasília (UnB), localizada na capital federal e considerada a nona melhor instituição pública de ensino superior do Brasil. Sua fundação aconteceu em 1962, ainda nos primeiros anos de criação do Distrito Federal.

Possui quatro campi em Brasília, Planaltina, Gama e Ceilândia, além do projeto de instalação de um no Paranoá. Desde a sua criação, o objetivo sempre foi investir no ensino e na pesquisa, sendo referência brasileira nos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política, Economia, Direito e Antropologia.

Professores mestres e doutores atuam nas áreas de pesquisa científica e acadêmica, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras entidades de destaque no cenário nacional.

  • Site : https://www.unb.br/
  • Telefone : (61) 3107-3300
  • Endereço: UnB – Brasília, DF, 70910-900.

2 – UFG

UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) aparece na 20ª posição entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, sendo a segunda colocada na Região Centro-Oeste.

Fundado em 1960, possui mais de 150 cursos e recebe mais de 28 mil alunos. Tem seu campus principal localizado em Goiânia, mas também com sedes em Aparecida de Goiânia e Goiás, Campus Samambaia, Campus Colemar Natal e Silva.

Além da graduação, há opções para quem deseja fazer pós-graduação. Um dos destaques da Universidade Federal de Goiás é o fato de possuir diversas bibliotecas, reunindo mais de 350 mil exemplares, entre livros, CDs de música, discos de vinil, mapas, DVDs e até fitas VHS.

  • Site: https://www.ufg.br/
  • Telefone: (62) 3521-1000
  • Endereço:  Av. Esperança, s / n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO.

3 – UFMT

UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocupa a 33ª posição entre todas as instituições analisadas, sendo a terceira melhor do Centro-Oeste. Criado em 1970, é um dos mais tradicionais da região. Sua sede fica na capital do estado, Cuiabá, e também possui campi em outras cidades, como Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Sinop e Várzea Grande.

São mais de 110 cursos de graduação oferecidos pela UFMT, beneficiando mais de 25 mil alunos. A Universidade Federal de Mato Grosso foi pioneira na área de ensino superior no Brasil na EAD (EAD). Isso começou em 1994 e continua até hoje, as longas distâncias encontradas no estado foram essenciais para iniciar o projeto.

  • Site: https://www.ufmt.br/
  • Telefone: (65) 3615-8267
  • Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 – Boa Esperança, Cuiabá – MT.

4 – UFMS

UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi fundada em 1979 e é uma das melhores instituições de ensino da região, figurando entre as 7 melhores universidades públicas do Centro-Oeste. Sua sede fica em Campo Grande, recebendo alunos até de países vizinhos como Paraguai e Bolívia.

It also has a campus in Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã and Três Lagoas. One of the highlights of UFMS is the preservation of the natural resources of the environment, mainly of the fauna and flora of the Pantanal.

  • Site: https://www.ufms.br/
  • Telefone: (67) 3345-7000
  • Endereço: Cidade Universitária, Av. Costa e Silva – Pioneiros, MS.

5 – UFGD

UFGD

A quinta melhor instituição de ensino superior da Região Centro-Oeste é a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Há vários anos aparece como um dos melhores da região onde está localizado. Sua fundação aconteceu apenas em 2005 e em poucos anos já se tornou uma referência para quem é do Centro-Oeste.

Porém, sua origem remonta à década de 1970, quando foi criado o Centro Pedagógico de Dourados / CPD da Universidade Estadual de Mato Grosso. Além da graduação, existem alternativas para quem deseja fazer cursos de graduação, mestrado e até doutorado. Possui cursos nas principais áreas do conhecimento e continua se expandindo.

  • Site: https://www.ufgd.edu.br/
  • Telefone: (67) 3410-2002
  • Endereço: R. João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso, Dourados – MS.

6 – UEG

UFG

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é a segunda melhor do estado. É uma novidade, fundada em 1999, que mostra como a Região Centro-Oeste vem se desenvolvendo em relação à formação de profissionais nos últimos anos. Sua sede administrativa fica em Anápolis, com 42 unidades espalhadas pelo estado de Goiás.

Currently, more than 140 undergraduate courses are offered, considering all its units, where most of them are aimed at undergraduate degrees. Its main campuses are in Uruaçu, Formosa, Goiás, Anápolis, São Luís de Montes Belos, Aparecida de Goiânia, Quirinópolis and Morrinhos.

  • Site: http://www.ueg.br/
  • Telefone: (62) 3328-1192
  • Endereço: BR 153 Quadra Área Km 99 Zona Rural, Anápolis – GO.

7 – UEMS

UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul aparece como a sétima melhor da Região Centro-Oeste, ocupando a 116ª posição entre as instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Fundada em 1993, está sediada na cidade de Dourados, com 15 campi espalhados pelo estado de Mato Grosso.

Embora só tenha saído do papel em 1993, a partir de 1979 havia um projeto de constituição da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Antes, havia sérios problemas com a formatura, além do ensino fundamental e médio deficiente.

A organização oferece programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. Um dos objetivos da UEMS é estar cada vez mais próximo da comunidade, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.

  • Site: http://www.uems.br/
  • Telefone: (67) 3902-2360
  • Endereço:  University City of Dourados Rodovia Itahum, Km 12 s / n – Jardim Aeroporto, Dourados – MS.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

7 melhores universidades públicas da região Centro-Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *