7 melhores universidades públicas da região Nordeste

Existem vários rankings que consideram as melhores instituições de ensino superior do país, e o Ranking Folha Universitária (RUF) é considerado um dos mais importantes deles. Nesse ranking, é possível identificar em sua edição de 2019 que, entre as 20 primeiras, 18 são instituições públicas.

O Nordeste abriga algumas das mais prestigiadas, que estão entre as melhores do país e recebem estudantes de todas as regiões do Brasil. Lembrando que as vagas nas universidades públicas podem ser conquistadas por meio dos concursos realizados em cada uma delas ou por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

São opções de qualidade, com foco na educação superior e na formação de profissionais capacitados para as mais diversas áreas do conhecimento. Abaixo estão as 7 melhores universidades públicas do Nordeste.

As 7 melhores universidades públicas do Nordeste

Nossa lista é baseada em uma avaliação que incluiu 197 instituições de ensino superior de todo o Brasil, públicas e privadas. Foram analisados ​​dados sobre os materiais disponibilizados aos alunos e os conteúdos ministrados em sala de aula.

Além disso, foram avaliadas duas pesquisas de opinião Datafolha, em aspectos como pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Os dados foram apresentados no Ranking Folha Universitária 2019.

Vale ressaltar que a Paraíba é o único estado com mais de um representante nesta lista. Talvez porque o Nordeste seja uma região extensa, com vários estados, diferente do Sul, por exemplo, onde são apenas três.

1 – UFPE

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco aparece em 10º lugar entre as melhores instituições públicas do país, sendo a primeira colocada entre todas as universidades públicas do Nordeste. A sua fundação deu-se em 1946, com a união das faculdades de Direito, Medicina e Filosofia, com as de Belas Artes e Engenharia.

Existem campi em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, com um total de 12 centros acadêmicos. São mais de 100 opções de cursos presenciais de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Pernambuco, sendo mais de 90 só na capital Recife.

  • Site: https://www.ufpe.br/
  • Telefone: (81) 2126-8000
  • Endereço:  Av. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE.

2 – UFC

UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é considerada a segunda melhor instituição de ensino superior da Região Nordeste. Ela ocupa a 11ª posição no RUF 2019, com destaque para o curso de Moda, que é considerado o segundo melhor de todo o Brasil. A UFC foi fundada em 1954 e atualmente possui campus em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Crateús e Russas.

É uma das melhores instituições de ensino para quem procura uma entidade de referência em investigação, sendo um pólo de excelência neste quesito. São mais de 100 cursos de graduação ministrados na Universidade Federal do Ceará, voltados para todas as áreas do conhecimento, incluindo bacharelado e graduação.

  • Site: http://www.ufc.br/
  • Telefone: (85) 3366-7300
  • Endereço: R. Cinco, 100 – Pres. Kennedy, Fortaleza – CE.

3 – UFBA

UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é a 14ª melhor instituição de ensino superior pública do Brasil e a terceira melhor do Nordeste. Fundada em 1808 como Escola de Cirurgia da Bahia, tornou-se universidade em 1946. Atualmente, são mais de 110 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Salvador e Vitória da Conquista.

O interessante é que possui alguns conjuntos habitacionais, voltados para alunos da unidade de Salvador. Os acadêmicos podem permanecer lá durante seus estudos. Além da hospedagem, eles recebem alimentação como café da manhã, almoço e jantar.

  • Site: https://www.ufba.br/
  • Telefone: (71) 3283-6017
  • Endereço: Rua Augusto Viana, s / n – Palácio da Reitoria, Canela, Salvador.

4 – UFRN

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ocupa a 22ª posição entre as melhores do Brasil, sendo referência na Região Nordeste. Um dos destaques é o item “Internacionalização”, em que ficaram na 18ª posição e em segundo lugar contando apenas os da região em que está inserida. Lembrando que a avaliação é realizada em 197 instituições de ensino superior no Brasil.

É uma das mais novas, pois só foi fundada em 1958. O foco principal é a graduação, mas ainda existem programas de pós-graduação, pesquisas e projetos de extensão, além da educação infantil. Além disso, há mais um fator que chama a atenção: a UFRN é um dos destaques no cenário nacional em relação aos estudos de sismologia.

  • Site: https://www.ufrn.br/
  • Telefone: (84) 3342-2317
  • Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, 3000 Djalma Marinho Social Center Sala 09 S / N – Lagoa Nova, Natal – RN.

5 – UFPB

UFPB

A quinta posição entre as melhores instituições de ensino superior da Região Nordeste é ocupada pela Universidade Federal da Paraíba, que existe desde 1934 como faculdade e desde 1955 como universidade. Com sede em João Pessoa, na capital do estado, possui campus em Areia, Bananeiras e Litoral Norte, além de outras unidades em João Pessoa.

A UFPB possui mais de 120 cursos de graduação, ainda com opções para quem pretende fazer mestrado ou doutorado. Para atender a todos os alunos, que são mais de 35 mil, conta com cerca de 2.500 professores.

  • Site: https://www.ufpb.br/
  • Telefone: (83) 3216-7136
  • Endereço: Campus I – Lot. Cidade Universitaria, PB, 58051-900.

6 – UFS

UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), chama a atenção por ser uma das mais novas de nossa lista, com sua fundação em 1968 e por ocupar posição de destaque no cenário brasileiro e regional. Outro fator importante é que é a única instituição de ensino superior pública do estado de Sergipe. Está localizada no município de São Cristóvão, e não na capital Aracaju.

Até o momento, três governadores foram formados na UFS, além de sete prefeitos de Aracaju que estudam lá, além de um diretor executivo do Banco Mundial. É uma instituição regional e nacional de renome, sendo uma das principais referências em relação à Medicina no Norte e Nordeste.

  • Site: http://www.ufs.br/
  • Telefone: (79) 3194-6600
  • Endereço: Av. Marechal Rondon, s / n – Jardim Rosa Elze, São Cristóvão – SE.

7 – UFCG

UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fecha nossa lista com as 7 melhores universidades públicas do Nordeste. Foi criado apenas em 2002, quando se desmembrou da Universidade Federal da Paraíba. Além disso, possui unidades em Pombal, Sousa, Patos, Cajazeiras, Cuité e Sumé.

É uma das referências em todo o Nordeste em relação aos estudos de ciência e tecnologia, educação, artes e cultura. Há alguns anos ele já aparecia entre os 10 melhores do país em relação ao curso de Ciência da Computação, para se ter uma ideia.

  • Site: https://portal.ufcg.edu.br/
  • Telefone: (83) 2101-1000
  • Endereço: R. Aprígio Veloso, 882 – Universitário, Campina Grande – PB, 58428-830.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

7 melhores universidades públicas da região Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *