7 melhores universidades públicas da região norte

A Região Norte é a maior do Brasil, ocupando aproximadamente 45% do território nacional. Porém, suas longas distâncias, a presença de muitos rios e florestas dificultam a integração. Mesmo assim, o número de instituições de ensino superior não é o maior, se comparado ao Centro-Oeste. Quais são as melhores universidades públicas do Norte? É isso que vamos responder.

O Norte possui uma riqueza incomensurável em relação à fauna e à flora. Muitas das universidades que figuram entre as 7 melhores da região são voltadas para estudos com foco na natureza, mas oferecem cursos para as mais diversas áreas do conhecimento.

As 7 melhores universidades públicas do Norte

O Pará é o estado com as universidades de maior qualidade na Região Norte, com três representantes em nossa lista. O Amazonas tem dois representantes e os demais estados apenas um neste ranking.

1 – UFPA

UFPA

A primeira colocada entre as melhores instituições públicas de ensino superior da região Norte é a Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua fundação ocorreu em 1957, e hoje é composto por 15 institutos, oito centros, 36 bibliotecas universitárias, dois hospitais universitários e uma escola de aplicação.

É considerada a principal universidade pública da Amazônia, com mais de 4.000 alunos matriculados apenas no mestrado, mais de 2.000 no doutorado, além de alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo principal da UFPA é garantir a integração de funções como pesquisa e extensão.

  • Site: https://portal.ufpa.br/
  • Telefone: (91) 3201-7390
  • Endereço: Institute of Technology – R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém – PA.

2 – UFAM

UFAM

 

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é a segunda melhor da Região Norte, pelo menos considerando os dados de 2019. Vale ressaltar que foi fundada em 1909 como Escola Universitária Livre de Manaus, sendo tratada como universidade em 1913, ou seja, é uma das mais tradicionais de todo o Brasil.

Atualmente a UFAM possui campus em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins. Os cursos de Ciência da Computação, Odontologia, Biologia, Engenharia Elétrica e Direito estão entre os melhores da instituição, ocupando posições de destaque até no cenário nacional.

O Estado brasileiro não reconhece uma instituição de ensino superior como a mais antiga do país, por isso, além da Universidade Federal do Amazonas, outras lutam por essa posição, como a Universidade Federal do Paraná. Além disso, há pessoas mais velhas, mas que não tinham curso superior.

  • Site: https://ufam.edu.br/
  • Telefone: (92) 3305-1480
  • Endereço: Av. General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 1200 – Coroado I, Manaus – AM.

3 –UEA

UEA

A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) é a segunda melhor do maior estado do país e a terceira melhor da Região Norte. Foi fundada em 1973, oferecendo diferentes possibilidades de cursos de graduação, pós-graduação e doutorado. Nos últimos anos, a UEA tem sido fundamental para o desenvolvimento regional e a internalização da educação.

Atualmente, são mais de 20 mil alunos matriculados em cursos de graduação, além de vagas de pós-graduação. Em Manaus, existem cinco Escolas de Ensino Superior, além deles são mais de 10 campi espalhados por outros municípios do estado do Amazonas.

  • Site: http://www.uea.edu.br/
  • Telefone: (92) 3214-5774
  • Endereço: R. Bloco Um e Três, 4-40 – Plateau of Piquiá, Boca do Acre – AM.

4 – UFT

UFT

A Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das mais novas dessa lista, pois sua criação foi em 2000, só funcionando em 2003. Embora não esteja em funcionamento há duas décadas, já oferece mais de 50 unidades presenciais. cursos. cursos de graduação presenciais, distribuídos em cursos de graduação, bacharelado e tecnologia, além de alguns cursos a distância (EAD).

Embora tenha iniciado suas atividades em 2003, a construção institucional data de uma época em que o Tocantins ainda não existia e fazia parte do estado de Goiás. Hoje possui sete campi, nas cidades de Palmas, onde fica sua sede, em Araguaína, Arraias, Gurupi, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O UFT se destaca pelo pioneirismo em alguns segmentos, por exemplo, foi a primeira instituição de ensino superior a liberar cotas para alunos indígenas em seus processos seletivos. Isso aconteceu em seu primeiro vestibular, realizado em 2004.

  • Site: https://www.uft.edu.br/
  • Telefone: (63) 3229-4220 / 4109
  • Endereço: Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14.

5 – UEPA

UEPA

 

Segunda melhor instituição de ensino superior do seu estado, a Universidade Estadual do Pará (UEPA) está presente em várias cidades. Foi fundada em 1993, com sede em Belém, mas com unidades em outros 14 municípios. Atualmente, são oferecidos mais de 30 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento, além de oportunidades de mestrado e doutorado.

A missão da UEPA é apoiar o desenvolvimento do Estado, numa região onde a diversidade cultural é uma das suas marcas. O objetivo é formar profissionais éticos que possam ajudar a sociedade por meio do diálogo. Hoje são quase 20 mil alunos frequentando as aulas da Universidade Estadual do Pará.

É considerada a instituição de ensino superior mais internalizada do Brasil, atingindo regiões do Pará que antes não tinham essa qualidade. Em 2016, eles aboliram o próprio vestibular, adotando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de classificação para ser aluno.

  • Site: https://www.uepa.br/
  • Telefone: (91) 3299-2299
  • Endereço: Travessa Angustura, 2219 – Pedreira, Belém – PA.

6 – UNIDADE

JUNTE-SE

 

UNIR or Fundação Federal University of Rondônia is considered one of the 7 best public universities in the North. It was created in 1982 and currently has approximately 10,000 students. The university has campuses spread over cities such as Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura and Vilhena, the headquarters being in Porto Velho.

Oferece diversos cursos de pós-graduação, tais como:

  • Administração;
  • Biologia Experimental;
  • Ciências da linguagem;
  • Ensino de física;
  • Matemática.

Já os cursos de graduação são divididos entre bacharelado e graduação, sendo que em alguns deles é possível escolher qualquer uma das opções. Em relação aos campi, os estudos estão voltados principalmente para as necessidades de cada região.

  • Site: https://www.unir.br/
  • Telefone: (69) 2182-2032
  • Endereço: Av. Pres. Dutra, 2965 – Olaria, Porto Velho – RO.

7 – UFRA

UFRA

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) fecha nosso ranking com as 7 melhores universidades públicas do Norte. Fundada em 1951, é considerada uma das mais tradicionais da região, com cinco campi no interior do estado, nos municípios de Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu, com sede em Belém-Pará.

Atualmente, cerca de 10.000 alunos cursam os cursos oferecidos pela UFRA em todo o estado do Amazonas. É a terceira maior do Pará e junto com as outras duas leva educação de qualidade a todas as regiões do país.

  • Site: https://novo.ufra.edu.br/
  • Telefone: (91) 99203-9281
  • Endereço: Estr. Principal of Ufra, 2150 – Curió Utinga, Belém – PA.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

7 melhores universidades públicas da região norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *