9 universidades mais bem avaliadas da América do Sul

Estudar em uma universidade de qualidade é o sonho de muitas pessoas. E quando falamos nisso, os mais solicitados costumam ser os públicos, sejam eles estaduais ou federais. Aqui vamos falar sobre as 9 melhores universidades da América do Sul, você vai estudar em uma delas?

Conseguir uma boa nota no vestibular ou mesmo no Enem é o desejo de muitos jovens, principalmente daqueles que buscam uma vaga nas melhores universidades. Os dados que vamos apresentar aqui foram divulgados em 2019. Quantos no Brasil aparecem no ranking? Verificação de saída.

1 – Pontifícia Universidade Católica do Chile

Pontifícia Universidade Católica do Chile

Esta universidade está localizada na cidade de Santiago, capital do Chile. Sua fundação ocorreu em 1888, e no início havia apenas cursos de Direito e Matemática. Em 1930, o Papa Pio XI tornou-se uma Universidade Pontifícia e hoje atende a mais de 20.000 alunos.

A PUC do Chile possui uma sólida formação, preparando alunos para o estudo técnico-científico. A partir disso, buscam alinhar as diferentes realidades vivenciadas pela população, buscando um desenvolvimento integral da sociedade. Em seus anos, mais de 90.000 alunos foram treinados, incluindo dois presidentes do Chile.

  • País: Chile
  • Localização: https://www.uc.cl/

2 – University of Sao Paulo

 University of Sao Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) carregou durante anos o título de melhor faculdade da América do Sul, mas recentemente foi ultrapassada pela PUC chilena. Hoje, a USP lidera entre os brasileiros e continua sendo uma das maiores referências em relação ao ensino superior, não só no Brasil, mas no mundo.

A USP foi inicialmente fundada como Faculdade de Direito, que em 1827, depois, em 1934, tornou-se universidade. Estiveram presentes várias personalidades importantes, como os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso e Jânio Quadros.

  • País: brasil
  • Localização:  https://www.usp.br/

3 – Universidade dos Andes

Universidade dos Andes

A Universidade dos Andes, localizada na Colômbia, é considerada a terceira melhor da América do Sul. Foi fundado em 1948, com o objetivo de formar uma elite acadêmica naquele país. Na verdade, foi a primeira instituição de ensino superior colombiana. É considerado um projeto educacional de vanguarda, que busca aprimorar a qualificação dos profissionais que por ele passam.

Em 1949, quando suas aulas começaram, eram sete programas, com apenas 79 alunos e 16 professores. Hoje a infraestrutura é muito maior, com laboratórios e bibliotecas. Um dos focos é a pesquisa, com o desenvolvimento de diversos papers e artigos acadêmicos.

  • País: Colômbia
  • Localização: https://uniandes.edu.co/

4 – Unicamp

 Campinas State University

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda melhor brasileira da lista. Esta é uma das quatro universidades mantidas pelo Governo de São Paulo, em conjunto com a USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O diferencial está em relação à pesquisa, foco da Unicamp.

Seu campus principal fica no distrito de Barão Geraldo, em uma área de 3,5 quilômetros quadrados. Além de Campinas, também existem unidades em Limeira, Piracicaba e Paulínia. Hoje, a Unicamp oferece mais de 150 cursos de pós-graduação, com posições de mestrado e doutorado.

  • País: brasil
  • Localização:  https://www.unicamp.br/

5 – Universidade do Chile

 Universidade do Chile

A Universidade do Chile foi criada em 1842, substituindo a antiga Universidade Colonial de Sán Felipe. Hoje é considerada uma universidade muito complexa, pois possui estudos acadêmicos nas mais variadas áreas do conhecimento. Aqui já falamos sobre alguns deles voltados para a pesquisa, e esse é outro que valoriza esse segmento.

Atualmente é composto por 14 faculdades e quatro institutos interdisciplinares. Possui cinco campi, sendo o principal em Santiago. Vale ressaltar que foram 20 presidentes chilenos, além de ganhadores do Prêmio Nobel.

  • País: Chile
  • Localização: https://www.uchile.cl/

6 – University of Buenos Aires

Se você sentiu saudades da Argentina, a Universidade de Buenos Aires (UBA) é a melhor escolha naquele país e ocupa a sexta posição entre as melhores universidades sul-americanas. Sua fundação aconteceu em 1821, sendo uma das mais tradicionais do continente. Não há necessidade de pagar nada para estudar lá e o interessante é que tem seu próprio “governo”.

Vale ressaltar que a Universidade de Buenos Aires tem parceria com algumas instituições de ensino renomadas, como Harvard, nos Estados Unidos e algumas na Europa. Ele oferece diferentes faculdades em um, como:

  • Faculdade de Agronomia;
  • Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo;
  • Faculdade de Ciências Econômicas;
  • Faculdade de Ciências Veterinárias;
  • Faculdade de Odontologia.

Exceto que não existe um campus para unificar todas essas faculdades, existem dois sites em Buenos Aires agrupados como instituições educacionais diferentes.

  • Country: Argentina
  • site: http://www.uba.ar/

7 – Federal University of Rio de Janeiro

 Federal University of Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a terceira melhor do Brasil e a sétima colocada entre toda a América do Sul. Sua fundação aconteceu em 1792, mas só se tornou universidade em 1920, mas está entre as mais antigas desse ranking.

A UFRJ já foi classificada em alguns anos como a melhor instituição de ensino superior do Brasil, mas hoje não ocupa essa posição, ficando entre as 5 primeiras. Sua sede principal é na cidade do Rio de Janeiro, mas também atua em outras dez municípios do estado do Rio de Janeiro. Você pode estudar em:

  • Angra dos Reis;
  • Duque de Caxias;
  • Itaperuna;
  • Macaé.

Sua estrutura une o ensino de diversas áreas do conhecimento em um único ambiente. Os interessados ​​podem se inscrever por meio do vestibular ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

  • País: brasil
  • Localização:  https://ufrj.br/

8 – Universidade Nacional da Colômbia

Universidade Nacional da Colômbia

De acordo com o QS Ranking de Universidades da América Latina 2020, a Universidad Nacional de Colombia é a oitava melhor da América do Sul e ainda é a segunda melhor de seu país. Foi fundada em 1867, sendo composta por diferentes campi, espalhados por todo o território colombiano.

A sede principal da Universidad Nacional de Colombia está em Bogotá. Atualmente conta com milhares de alunos, distribuídos pelas unidades de Medellín, Manizales, Palmira, Arauca, Liticia e San Andrés.

  • País: Colômbia
  • Site: https://unal.edu.co/

9 – Paulista State University

Paulista State University

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) fecha nosso ranking com as nove melhores instituições de ensino superior da América do Sul. Não são 24 unidades espalhadas por todo o estado de São Paulo, com apenas um na capital. Foi criado em 1976 e hoje conta com mais de 40 mil alunos.

  • País: brasil
  • Localização:  https://www.unesp.br/

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

9 universidades mais bem avaliadas da América do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *