CNH Digital – Carteira Digital de Trânsito Google Play

A CNH Digital nasceu como uma forma de tornar menos burocrático o acesso a esse documento, pois agora é possível apresentá-lo através da tela do seu celular. Ora, não é à toa que desde o seu surgimento ela vem se tornando a salvação para muitos motoristas.

Afinal de contas, não tem nada mais terrível do que precisar ir até um lugar e no caminho ser parado por uma blitz de trânsito e só assim perceber que a carteira de habilitação ficou em casa, não é mesmo?

Então, a CNH eletrônica surge como uma forma de prevenir esse tipo de situação, mas ela ainda gera muitas dúvidas. Logo, abaixo estão todas as informações que você precisa saber sobre ela. Confira agora mesmo!

Carteira Digital Google Play – Baixar

Para baixar a CNH Digital é muito fácil, pois tudo que você vai precisar fazer é seguir o passo a passo abaixo:

CNH Digital

  • Entre na loja de aplicativos do seu celular.
  • Para Android é a Play Store, para IOs é a App Store;
  • Digite “CNH Digital”;
  • Clique em “baixar”;
  • Aguarde o aplicativo ser totalmente descarregado no seu aparelho;
  • Pronto, é só realizar o cadastro como foi ensinado acima.

A boa notícia é que a CNH eletrônica está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos. Então, se atente no momento do download para não descarregar aplicativos falsos no seu aparelho.

Como cadastrar a CNH Digital?

Para cadastrar a CNH eletrônica você precisa do documento físico atual em mãos e com QR Code na parte traseira. Caso o seu documento não tenha esse QR Code, será preciso ir até o Detran para realizar esse procedimento.

No mais, é só seguir o passo a passo abaixo:


Passo 01: Acesse o site oficial do Denatran;


Passo 02: Em seguida, vá para “cadastro”;


Passo 03: Informe todos os dados que estão sendo solicitados;


Passo 04: Então, será enviado um link de confirmação para o seu e-mail e você deve clicar nele, seguindo as orientações mencionadas;


Passo 05: Agora você deve ir até a loja de aparelho do seu celular e baixar a CNH Digital, que está disponível gratuitamente para Android e IOs;


Passo 06: Após baixar o aplicativo, informe o código de verificação que foi enviado para a caixa de entrada do seu e-mail;


Passo 07: O app vai solicitar a identificação através da biometria facial, assim é possível evitar problemas de fraude durante esse processo de autenticação;


Passo 08: Para finalizar, cadastre seu número de celular e crie uma senha, que será solicitada sempre ao acessar a CNH eletrônica.


O que é a CNH Digital?

CNH Digital

A CNH eletrônica, ou até mesmo eCNH como também é denominada, nada mais é que um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para o Denatran com o intuito de armazenar as informações da CNH física, como:

  • Nome;
  • Foto;
  • Número do registro;
  • Validade;
  • Categoria, dentre outros.

Assim, ela surgiu como uma alternativa para que os motoristas não sofram mais penalidades por não apresentarem o documento quando são parados por uma blitz.

Afinal, apesar de ser considerado uma multa leve, dirigir sem a CNH pode gerar problemas, como:

  • Apreensão do automóvel até a apresentação do documento;
  • Multa de R$ 88,38;
  • 3 pontos na carteira.

Portanto, ter a CNH eletrônica no seu smartphone, permite o acesso ao documento em qualquer momento. Com isso, não é preciso carregar consigo a CNH física todo o tempo, visto que a digital, por si só, tem a mesma utilidade e serventia que a impressa.

Requisitos

O principal requisito para ter acesso a CNH eletrônica é possuir o documento físico com o QR Code no verso. Isso porque, esse código serve para escanear e identificar a carteira de habilitação, diminuindo as chances de fraude. Logo, se a sua CNH impressa não contar com QR Code você tem duas opções:

  • Pagar para ter acesso a 2ª via;
  • Aguardar até a renovação do documento.

Em ambas as situações, você só conseguir emitir e se cadastrar na CNH digital indo até o Detran da sua cidade e solicitando esse serviço.

Entretanto, se você está inscrito no Sistema de Notificação Eletrônica, não é preciso ir pessoalmente até esse órgão de trânsito da sua cidade, pois você consegue emitir a CNH através do site do Denatran, como foi ensinado acima, informando o seu usuário e senha.

Documentos exigidos

Ao fazer o seu cadastro na CNH Digital será preciso informar alguns documentos, que são de caráter obrigatório para você ter acesso a este documento eletrônico, sendo eles:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Número de registro da sua CNH física.
  • Caso vá fazer o cadastro presencialmente no Detran da sua cidade, além desses documentos, você ainda precisa apresentar o comprovante de residência atualizado.

A CNH Digital só traz vantagens, pois pode facilmente substituir a CNH impressa, contando com o benefício de ser acessada pelo seu aparelho celular a qualquer momento.

Inclusive, é possível apresentar a carteira de habilitação eletrônica até mesmo quando você estiver sem internet, visto que ela pode ser acessada offline.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CNH Digital – Carteira Digital de Trânsito Google Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *