Veja quais são as vantagens e desvantagens de um diploma!

No que diz respeito à educação, a maioria dos brasileiros acaba tendo apenas o ensino fundamental, para não entrar no ensino médio.

Mesmo assim, quem consegue ingressar no ensino médio e iniciar os estudos nesse nível de escolaridade, muitas vezes acaba tendo que desistir antes mesmo de concluí-lo por completo. De maneira geral, pode-se dizer que terminar o ensino médio é um privilégio do brasileiro médio.

Muitos desses alunos que não concluem o ensino médio abandonam os estudos em busca de um trabalho que possa contribuir com a renda familiar e o sustento de suas famílias, a fim de nem pensar em concluir os estudos.

Na mesma direção, mesmo a parcela que consegue concluir o ensino médio em sua totalidade tende a recorrer imediatamente ao mercado de trabalho, sem considerar a continuidade dos estudos em uma instituição de ensino superior.

O desejo e as dificuldades para chegar ao ensino superior

O que se sabe, porém, é que a busca pela graduação em uma instituição de ensino superior é o sonho e a meta da maioria dos alunos, que acabam por buscar essa meta por conta das necessidades financeiras da família.

Diploma

Isso porque precisam de uma renda imediata ou mesmo por falta de recursos para custear um estudo adequado que facilite o ingresso no ensino superior público ou para poderem custear o ensino superior privado ao longo do curso.

Apesar de representar uma realidade um tanto distante da família média brasileira, o curso de graduação é o que dá ao aluno a possibilidade de deixar de estudar um pouco sobre todas as disciplinas essenciais contidas nos currículos escolares para dar um passo mais específico. .

Tudo isso para permitir um conhecimento mais técnico e completo sobre determinado assunto de interesse da pessoa e para um aprendizado mais qualificado sobre esse tema. Nesse sentido, os principais pontos positivos e negativos de um curso de graduação serão destacados a seguir.

Leia também:

  • Colégio de jogos;
  • Faculdade de Comunicação Social;
  • EAD teacher

Partes negativas de estar em um curso de graduação

Primeiro, vamos destacar os pontos negativos. Conforme mencionado anteriormente, a questão de ser uma realidade de difícil acesso para um público mais amplo é algo a ser pontuado, uma vez que as instituições de ensino superior privadas têm mensalidades extremamente caras.

Ao mesmo tempo, as universidades públicas passam por um processo seletivo de enorme dificuldade, em que as aprovadas são, em grande parte, aquelas que já tinham condições de ter ensino fundamental, médio e preparação específica para o vestibular de excelência em escolas e cursos privados. .

Mesmo assim, é importante destacar o ponto de impedimento para o ingresso no mercado de trabalho. Normalmente, quando você está se formando, as oportunidades de trabalho são poucas, pois a maioria das horas não é compatível com a programação do curso e, quando você está, acaba ocupando todo o tempo do dia da pessoa e se tornando algo mais prejudicial para ela. saúde mental do que propriamente positivo para seu treinamento.

Há opção de estágios na área do curso, mas normalmente o trabalho é muito pesado e a remuneração é baixa, muitas vezes sendo inferior até mesmo a um salário mínimo.

Benefícios de ganhar um diploma

Por outro lado, sabe-se que o mercado de trabalho valoriza muito a educação superior, de forma que um candidato a uma vaga que possui graduação avança muito no respectivo processo seletivo em relação àquele candidato que não possui Formação .

Diploma

Em alguns casos, um candidato a emprego pode ser mais competente e ter mais experiência na função, mas o fato do outro candidato ser graduado acaba sendo mais importante para o seu currículo e causando mais impacto para quem vai analisá-lo.

Além disso, é inegável que os cursos de graduação, seja presencial ou a distância (EAD), fazem com que a pessoa acumule mais conhecimentos e ache mais fácil atuar na área trabalhada pelo curso, afinal, costumam ser quatro cinco anos estudando diferentes particularidades de um mesmo nicho de conhecimento.

Este fato permite não só um aprofundamento da temática em geral, mas também uma especialização e maior valorização de algum subtema que futuramente poderá ser trabalhado com mais eficiência, o que torna a opção pela graduação muito vantajosa para os futuro daqueles. quem tem essa oportunidade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Veja quais são as vantagens e desvantagens de um diploma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *