Faculdade de Administração – Como funciona, Duração, Salário, mais!

A Escola de Administração prepara profissionais para a gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor.

Durante as aulas, os alunos aprendem a planejar estratégias para aumentar a competitividade e a eficiência diante dos desafios que a sociedade atual exige de nós.

Ao final do curso, o aluno terá habilidades conceituais, técnicas e humanas em todas as áreas de uma empresa e uma visão global do seu desempenho. Os tipos de formação para o curso de Administração são: bacharelado, pós-graduação e técnico

Para que serve o curso de administração

O administrador planeja, organiza, controla e assessora organizações nas áreas de recursos humanos, falando sobre patrimônio, economia e tecnologia.

Esse profissional implementa programas e projetos, elabora o planejamento organizacional, promove estudos de racionalização e controla o desempenho organizacional. Isso também proporcionará assessoria administrativa às empresas.

faculdade de administração

Seu campo de atuação é amplo em todas as empresas que precisam desse profissional, por isso o administrador não costuma encontrar grandes dificuldades em encontrar um emprego.

Este bacharel pode atuar nos mais diversos setores, desde gestão hoteleira, hospitalar ou mesmo migrando para a área de comércio exterior.

Conteúdo do curso de gestão

faculdade de administração

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Administração deve ser composto por núcleos de conteúdo básico e profissional, além de disciplinas optativas e complementares.

No núcleo básico, que ocupa quase a metade da grade, encontram-se os seguintes conteúdos:

  • Economia;
  • Lei;
  • Matemática;
  • Estatística;
  • Contabilidade;
  • Filosofia;
  • Psicologia;
  • Sociologia;
  • Informática.

No grupo profissional, que corresponde a cerca de 34% da carga horária mínima, encontram-se os seguintes temas:

  • Teorias de administração;
  • Administração de marketing;
  • Gerenciamento de Produção;
  • Gestão de Recursos Humanos;

O restante da grade curricular, composto por disciplinas eletivas e complementares, corresponde a 32% do curso. As instituições de ensino poderão criar qualificações específicas, onde é possível intensificar os seus estudos.

Como é a escola de negócios?

A primeira metade do Bacharelado em Administração de Empresas traz disciplinas mais básicas, incluindo matemática, direito, sociologia, informática, contabilidade e economia.

A partir do terceiro ano, o aluno entra em contato com disciplinas específicas, como marketing, logística e recursos humanos. Existem também atividades práticas para testar seu perfil de Administrador.

A duração média do Bacharelado em Administração de Empresas é de 4 anos. Em todas as Universidades que possuem esta carreira, o Estágio é obrigatório.

Como se tornar um administrador

Com mais de 2.000 cursos espalhados por 1.509 instituições de ensino e 550.000 novas vagas oferecidas a cada ano, a Administração está em toda parte. A graduação também pode ser encontrada no ensino a distância.

A tecnologia vem evoluindo e levando cursos como Administração para cada vez mais cidades do Brasil. A duração deste curso é de até 4 anos, podendo ser um pouco mais longo dependendo da instituição.

Chegar a esse nível não é tão difícil quanto parece. De acordo com o Censo da Educação Superior, a competição média para ingressar no curso de Administração é a seguinte:

  • 19 candidatos por vaga em instituições públicas;
  • 1,34 candidatos por vaga em instituições privadas.

O complicado é entrar em faculdades públicas. São quase 20 candidatos disputando uma única vaga, e o número pode até dobrar dependendo da instituição de ensino de que estamos falando.

Áreas de atuação do Curso de Administração

Para atuar profissionalmente, além do atual diploma aprovado pelo MEC, o administrador deve estar regularmente matriculado no Código de Ética de cada estado.

O administrador atua em qualquer ramo de atividade, como serviços, comércio, podendo também fazer parte do Poder Público. Pode ser contratado com carteira assinada, por meio de concurso ou de forma independente.

Esse profissional costuma trabalhar em equipe, em ambientes internos e durante o dia. Está sujeito a pressões para cumprir prazos e metas.

Salário de um Administrador

faculdade de administração

O salário médio de um administrador no Brasil é de R $ 3.672,54. Os estados onde a profissão de Administrador tem melhor remuneração são Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Faculdade de Administração – Como funciona, Duração, Salário, mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *