Saiba tudo sobre a Faculdade de Comunicação Social!

Os profissionais da área estudam o processo de comunicação e como as pessoas transmitem, percebem e entendem as informações. Saiba mais sobre sua carreira na área de comunicação social, descubra em quais áreas o profissional pode atuar e onde fazer o curso!

Sobre o curso de Comunicação Social

A forma como os profissionais da área de comunicação social lidam com a linguagem e a comunicação pessoal.

Da mesma forma que existem várias formas possíveis de transmissão e transmissão de informações, o curso de comunicação social abrange múltiplas áreas de atuação e diversas formações nos cursos de graduação.

Faculdade de Comunicação Social


Publicidade e Propaganda: Promove novos produtos e serviços. Realizar pesquisas de mercado e criar campanhas publicitárias para as mais diversas mídias. Ele também produz arte para embalagens de produtos e cria logotipos. Crie textos e imagens para anúncios, banners de internet, comerciais de TV, etc.


Jornalismo: escreve colunas e artigos para jornais, revistas e Internet, conduz entrevistas e apresenta programas de notícias. O profissional investiga a autenticidade dos fatos e transmite informações em sua língua para diferentes mídias e públicos-alvo. Os jornalistas também podem se envolver na comunicação empresarial.


Cinema: produtos cinematográficos audiovisuais para produção de cinema, TV e Internet. Escrevendo roteiros, preparando cenas, dirigindo atores e sendo responsável pela edição de sons e imagens. Uma das indústrias de rápido crescimento neste ramo é a produção de vídeos corporativos para lançamentos de novos produtos, fortalecimento de marcas, vídeos institucionais e até treinamento de funcionários.


Relações Públicas: Estabelecer e promover a imagem de empresas e instituições junto ao público. Você precisa ter um bom entendimento da empresa, seus valores e objetivos para estabelecer uma boa imagem para funcionários e clientes.


Estabelece canais de comunicação com os clientes, organiza eventos de divulgação da marca, realiza pesquisas de opinião e participa dos projetos sociais da organização. Além de representar empresas, os profissionais de relações públicas também podem atender pessoas físicas, como políticos, atletas ou artistas.


Além destas, os profissionais de comunicação social também podem exercer funções em outras áreas, tais como: editorial, multimídia, mídia eletrônica, rádio, televisão, Internet, etc.

Para quem é este curso

Como o nome sugere, os profissionais que receberam treinamento em comunicação social devem ter excelentes habilidades de comunicação.

Além de expressar suas opiniões de forma clara e objetiva, faz parte da função apurar as informações que esse profissional está transmitindo para garantir que as informações sejam corretas e relevantes para o público.

Faculdade de Comunicação Social

O mercado de trabalho para mídias tradicionais como televisão, jornais e rádio, principalmente na capital do país, está saturado. Porém, profissionais que acompanham as novas tecnologias e tendências do setor encontram melhores oportunidades de trabalho.

Os meios digitais e a comunicação empresarial são áreas onde se procuram profissionais com formação em comunicação social.

Os grandes centros urbanos (principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país) são os que mais abrem vagas para esse profissional.

Curso Avançado de Comunicação Social

Antes mesmo de fazer o vestibular, o aluno deve escolher a qualificação que deseja fazer. A maioria dos cursos tem especializações em seus nomes, por exemplo: “Comunicação Social-Notícias” ou “Comunicação Social-Edição”. Outros cursos são chamados apenas de “comunicação social”, neste caso é necessário realizar pesquisas sobre o tema do curso para encontrar seu foco.

O tempo médio de graduação é de 4 anos, e os cursos podem ser presenciais e remotamente.

A estrutura curricular do curso inclui algumas disciplinas comuns a todas as habilitações académicas, bem como disciplinas relacionadas com teoria da comunicação, humanidades e política, português e sociologia.

Onde aprender comunicação social

Você não terá problemas para encontrar um diploma em comunicação social na sua cidade ou municípios próximos. Porém, para algumas pessoas, o que parece uma grande vantagem pode se transformar em um enorme emaranhado: como escolher diante de tantas opções? Por onde começar a escolher uma universidade?

O primeiro passo é verificar se o professor é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Só esta garantia pode garantir que o seu diploma tem validade nacional. Embora os diplomas não sejam obrigatórios em alguns cursos de mídia, agora é difícil entrar no mercado de trabalho sem essas qualificações.

Outra coisa: apenas com um diploma reconhecido pelo MEC você pode participar de concursos que exijam ensino superior e continuar seus estudos na pós-graduação.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Saiba tudo sobre a Faculdade de Comunicação Social!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *