Faculdade de Design – Como funciona, áreas de atuação e muito mais!

Design é a palavra inglesa para desenho, do verbo latino designare, que significa desenhar, apontar, mostrar uma direção. Além de se preocupar com a estética de um produto, o designer busca sua funcionalidade.

É o profissional responsável pela criação e desenvolvimento de projetos de comunicação gráfica ou visual, ou seja, a concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, muitas vezes produzidos em larga escala.

Você pode trabalhar em mídia digital, desenvolvendo interfaces para sites, jogos e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Neste caso, trabalha com editoras, agências de publicidade, produtores de mídia digital ou de forma autônoma.

Sobre o curso de Design Gráfico

Na área gráfica, cria logotipos, define a formatação das páginas de uma publicação, como jornais e revistas, define o tipo e o tamanho das letras e o layout das imagens.

faculdade de design

Veja aqui quais nichos você pode se dedicar dentro da área de design. São eles:

Animação – realiza projetos de animação para cinema, publicidade e games, entre outros, desenvolvendo roteiros e roteiros.


Desenho industrial – desenho de automóveis, máquinas e equipamentos industriais.


Design digital – projete e desenvolva uma interface para mídia digital, como sites e blogs na Internet.


Design gráfico – projeta e remodela o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e brochuras.


Gerenciamento de produtos – gerencie linhas de produtos nos principais fabricantes.


Programação visual e comunicação – crie logotipos e marcas para produtos e serviços. Produz vinhetas que são usadas na TV ou mídia digital.


Design de produto – projeta objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial ou artesanal, definindo aspectos estéticos e funcionais. Faça toda a pesquisa e desenvolvimento dos materiais.


Mercado de trabalho

A economia criativa tem o design como um de seus principais pilares, em que as indústrias e serviços estão focados no bem-estar dos consumidores e preocupados em oferecer não apenas produtos, mas também experiências marcantes.

O profissional desenha e cria peças especiais, capazes de tornar a experiência muito mais agradável, como tigelas de cristal.

Hoje é um fator essencial para o setor, principalmente para quem exporta seus produtos. Tanto é que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou há 22 anos o Programa Brasileiro de Design, com o objetivo de promover o desenvolvimento da área.

Mas no Brasil o mercado para esse profissional ainda tem muito a crescer. Acredita-se que com a expansão da tecnologia, melhores resultados serão obtidos.

Um espaço importante são as incubadoras de projetos, independentes ou vinculadas a universidades, como o Cietec (USP) e o Incamp (Unicamp). A área digital vem crescendo e incorporando profissionais.

As Universidades Federais de grandes centros como São Paulo e Campinas, são algumas das que serão pioneiras na formação de muitos novos designers, o que acontecia mais na área de publicidade.

Eles são contratados para criar páginas de sites, blogs e portais de internet, além da interface do aplicativo mobile.

O graduado é procurado por empresas de design, desenvolvedores de sites e profissionais e empresas que desejam melhorar a aparência de suas páginas. As agências de publicidade procuram designers gráficos e especialistas em programação visual para criar campanhas publicitárias.

Duração do curso de design

faculdade de design

O currículo do bacharelado inclui disciplinas das áreas de gráfica e produtos. Além do desenho técnico, o aluno aprenderá muito sobre informática, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografia, marketing, estética, processos gráficos e design gráfico.

Alguns cursos se concentram em uma ênfase específica, como design industrial, design de produto ou design gráfico. Outros se voltam para um setor específico, como games, moda e interiores. O estágio tende a ser obrigatório na maioria dos cursos. Duração média: 4 anos.

Os cursos tecnológicos são voltados para uma atividade específica do designer, e isso define o currículo de cada um. Na área gráfica e digital, além de aprender a lidar com tipologia e diagramação, possui uma boa carga de aulas de software.

Em design de produto, o currículo concentra-se em assuntos como ergonomia e tecnologia de materiais. Para fazer a graduação é necessário apresentar trabalho de conclusão de curso.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Faculdade de Design – Como funciona, áreas de atuação e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *