Tudo sobre a Faculade de TI – Como funciona, mercado de trabalho!

Você é apaixonado por TI? O diploma pode ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho, em uma área que cresce cada vez mais, mesmo no Brasil em recessão econômica.

O Curso de Informática não é o mais longo, levando em média até 2 anos e meio. Isso pode ser feito nos modelos presencial e à distância. Aqui neste artigo você saberá tudo sobre o curso de TI, como currículo, mercado de trabalho e onde pode estudar.

Como funciona o curso de informática?

O foco das disciplinas desta unidade curricular é a gestão dos processos dentro do computador e tornar este aluno capaz de gerir os processos das tecnologias tanto pessoalmente como dentro das empresas.

Faculdade de TI

O curso superior de TI é curto, onde você terá o diploma de bacharel. O que vai te ajudar em relação a outro profissional sem graduação, é que você terá mais um atributo que os outros concorrentes não terão quando estiverem no mercado de trabalho.

Esta é uma das áreas mais ocupadas do país hoje. Na maioria dos casos, traz sucesso para seus estagiários.

Currículo do curso

O curso de TI está cheio de cadeiras que são as exatas, mas você também verá muitas cadeiras onde você precisa aprender e aplicar a gestão de negócios. Aqui você pode ver uma lista de disciplinas que aparecerão no currículo de TI:

  • Administração de banco de dados;
  • E-commerce;
  • Contabilidade;
  • Fundação da rede de computadores;
  • Fundação de Sistemas de Informação;
  • Gestão Estratégica;
  • Informática;
  • Marketing;
  • Princípios de banco de dados;
  • Modelagem de software;
  • Governança de TI;
  • Princípios de bancos de dados;
  • Gerenciamento de infraestrutura;

TI no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de TI é muito propenso, à medida que a tecnologia avança cada vez mais em nosso país.

Faculdade de TI

O mercado de TI carece de profissionais, por isso surgem sempre oportunidades para atender essa demanda. Os graduados em TI podem trabalhar em várias áreas, tais como:

  • Oferecer consultoria estratégica de TI;
  • Gestão de tecnologia implantada em organizações empresariais;
  • Desenvolvimento de plano de negócios;
  • Gestão de processos envolvendo tecnologia, incluindo análise de riscos, recursos e processos dentro da gestão da qualidade.

Os maiores erros do corpo docente de TI

Um curso de faculdade / universidade tem como objetivo capacitá-lo em uma área do conhecimento e não lhe dar uma formação técnica no mercado, mesmo que apareça no seu currículo.

Esta formação consiste em fornecer as bases teóricas e práticas da área que escolheu, para que possa instanciar este conhecimento em diferentes contextos. É como a fundação de uma casa. Você pode usar esse conhecimento para comercializar, fazer pesquisas e assim por diante.

O maior objetivo de uma faculdade de TI não é ensinar como criar sites, mas sim melhorar as práticas na área que você escolheu. Vale lembrar que criando aplicativos e sites você não vai aprender apenas nas Universidades, mas pode ser através deles que você tenha contatos para dar um passo importante em sua carreira, com contatos que vão te pagar e valorizar o seu serviço.

Mais sobre o corpo docente de TI

Faculdade de TI

Muitos chegam à Universidade com esse pensamento. O objetivo de qualquer Universidade será passar conhecimento para você, onde um bom professor tem a função de desenvolver e explorar o conhecimento que já pode estar dentro de você.

Ao contrário de um curso de medicina ou odontologia, você não precisa fazer um curso de informática para se especializar e exercer sua profissão.

Também vale lembrar que o que você aprenderá não ficará apenas escrito em lousas. Você precisará fazer de tudo um pouco, como experimentos, estudos de caso, leituras e expor suas ideias. Você nem sempre terá a resposta certa para esse tipo de coisa.

Resumindo, frequentar uma faculdade de TI é muito importante, mas não é obrigatório. O principal objetivo de uma universidade em si é adicionar ao seu currículo, proporcionar-lhe uma maior rede de contatos, sejam amigos ou não, e claro, colocá-lo no mercado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Tudo sobre a Faculade de TI – Como funciona, mercado de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *