Faculdade EAD? Descubra quais são os benefícios e como funciona!

Estudar online pode ou não ser uma boa opção para você, tudo dependendo do seu gosto e disponibilidade. Vale ressaltar que a educação a distância (Faculdade EAD) tem crescido muito no Brasil e ainda mais em tempos de pandemia. Existem mais de meio milhão de alunos fazendo um curso totalmente virtual.

Entre os motivos que levam o aluno a não sair de casa, temos muitos que podemos citar: a maior comodidade de estudar em casa, flexibilidade de horários e tarifas mais acessíveis do que na modalidade presencial.

Porém, apesar de todos esses pontos positivos, muitas dúvidas sempre podem surgir em relação a essa modalidade. E para saber se uma faculdade a distância é a certa para você, você precisa saber tudo sobre essa mensalidade.

O ensino à distância é muito mais barato do que estudar pessoalmente?

Faculdade EAD

Nem sempre, mas podemos dizer que na maioria dos casos é. Além de ser mais barato que o curso presencial, o custo do curso não exige o dinheiro do ônibus, pois não há necessidade de deslocamento até a Universidade.

E para aqueles que pensaram que não conseguiriam uma bolsa, damos uma boa notícia. Já existem várias universidades públicas que contam com essa modalidade. Possui também o Programa Universidade para Todos (Prouni), voltado para universidades privadas do país.

O Diploma do Curso EAD

Docente EAD

O Diploma para cursos presenciais tem a mesma validade dos cursos a distância. Isso acontecerá desde que o curso seja reconhecido pelo MEC, além da Instituição de Ensino.

Além disso, os professores de EAD são avaliados pelo MEC segundo os mesmos critérios e com o mesmo rigor dos cursos presenciais.

Com o diploma de ensino a distância reconhecido pelo MEC, você pode se candidatar a vagas que exigem formação universitária, participar de licitações para vagas no ensino superior e depois fazer a pós-graduação.

EAD – Quando será uma boa opção?

Ir para a faculdade à distância é sempre uma coisa boa quando:


Quando você precisa conciliar a Universidade e seus estudos e mal tem tempo para descansar, pode ser hora de pensar em se formar com o computador e em qualquer lugar;


Não podendo fazer um curso presencial, é aconselhável também que faça uma pós-graduação. Isso acontece com estudantes universitários que têm um bom emprego em uma cidade e não há curso presencial, por exemplo, optando por Universidades que oferecem esse curso a distância;


Quando o seu orçamento é baixo, é inútil pensar no mais caro, afinal dá para saldar as dívidas. Escolha o modo de ensino à distância.


Onde fazer um curso a distância?

Tão importante quanto escolher o curso e a modalidade de ensino, é decidir qual Universidade será escolhida para estudar.

Se você encontrar uma faculdade que oferece mil vantagens, com um preço pequeno, mas sem o reconhecimento do MEC, não caia nessa armadilha! Você vai perder tempo e dinheiro.

Lembramos que o diploma obtido no ensino superior a distância vale tanto quanto a sala de aula, sim, desde que o corpo faculdade seja reconhecido pelo MEC.

Faculdade EAD no Brasil

Faculdade EAD

A grande maioria das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes já oferece mais de uma Universidade presencial e também EAD, em muitos casos na mesma Universidade.

Entre os menores, 74% daqueles com população entre 50 mil e 100 mil habitantes possuem centros de apoio.

Segundo o Educa Insights, o Brasil hoje possui 81 instituições de ensino superior com cursos a distância. Juntos, eles oferecem 3.109 centros de apoio presencial em todo o país.

Embora tenham presença mais forte nas capitais Sudeste, Sul e Nordeste, essas unidades de apoio estão distribuídas por todo o Brasil. Mesmo nas áreas mais remotas da Amazônia, por exemplo, também é possível encontrar uma instituição de ensino que oferece ensino a distância.

Deixe seu comentário aqui e se você já se formou em educação a distância ou pessoalmente, comparando os dois.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Faculdade EAD? Descubra quais são os benefícios e como funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *