Licenciatura em Direito: tudo o que você precisa saber antes de escolher

No Brasil, temos mais de 1.240 cursos de direito, e esse número pode ser um pouco assustador. Apesar de todas essas faculdades, o curso oferece uma série de oportunidades de acompanhamento profissional para graduados em direito.

Na maioria das faculdades, esse curso tem duração de 5 anos, e geralmente é oferecido durante o dia e a noite, principalmente para quem trabalha, mas também existem algumas opções de faculdades que oferecem o curso de forma semipresencial, com algumas disciplinas em à distância e em alguns encontros presenciais, existe também a possibilidade de fazer este curso inteiramente à distância.

Mas antes de escolher seguir essa carreira, conheça algumas dicas para você, que gostaria de seguir este curso:

“Só quem gosta de ler tem razão”

Muitas pessoas repetem que “só quem gosta de ler tem razão”, e essa afirmação pode ser verdade, em parte. Ao longo do curso de Direito, você realmente tem muitos textos para seguir, lendo leis e julgamentos, mas o curso não se limita a essa característica.

Licenciatura em Direito

Se você não gosta de ler muito, saiba que na graduação você acaba desenvolvendo outras habilidades, que também contam muito para a sua formação.


Leia também :

  • Dicas para escolher seu Curso de Graduação;
  • Curso de Medicina Veterinária;
  • Vantagens e desvantagens de uma graduação.

Habilidades como a capacidade de falar, que é a capacidade de falar em público de forma compreensível e enfática, a capacidade de relacionamento interpessoal, o que contribui para um bom ambiente de trabalho e relacionamento com os clientes, o que contribui muito para uma boa formação profissional, independentemente do curso que você escolher fazer.

“Só tem razão quem quer advogar, ser juiz ou licitante”

Como já foi referido, a licenciatura em Direito não é uma possibilidade única de carreira, ou apenas de ser advogado, magistrado ou proponente, na carreira judiciária.

Com um amplo leque de possibilidades de segmento, você pode, além de realizar os concursos mais famosos, como judiciário, promotor ou defensor público, ou mesmo advogado, ter ainda uma série de possibilidades.

A carreira de administrador de escritório, assistente jurídico, consultor jurídico, ou mesmo ampliando suas possibilidades para além da carreira jurídica, trabalhando, por exemplo, em ambiente notarial, conhecido como “foro extrajudicial”, são outras opções, além da óbvia. áreas profissionais a seguir após a licenciatura em direito.

“Não quero fazer nenhum curso de Direito. Ainda é bom fazer essa formatura?

Quando se formou em direito, formou-se com uma série de novos conhecimentos sobre os instrumentos jurídicos que regulam a vida na sociedade brasileira.

Licenciatura em Direito

Assim, mesmo que você não pretenda exercer a advocacia, o curso de Direito amplia seus horizontes sociais e jurídicos sobre o funcionamento da sociedade, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e, portanto, mesmo que não queira continuar neste carreira, o curso de Direito é uma ótima opção de faculdade para você que deseja conhecer melhor seus direitos e deveres perante a sociedade.

Outras dicas para você que gostaria de se formar em Direito

Se ainda tiver dúvidas, o que é natural na hora de escolher um curso, pesquise a grade curricular dos cursos disponíveis no mercado educacional de sua região, converse com pessoas que você conhece e que fizeram essa escolha, e também tente analisar suas próprias competências.

Conhecer nossos interesses e competências é uma ótima ideia na hora de escolher uma carreira, e se você não se encaixa no que acredita ser necessário para uma das carreiras mencionadas, saiba que ainda existem várias opções que não foram faladas, e que você pode se conhecer melhor durante a sua formatura.

Se você tem curiosidade em entender melhor as leis que regulam nossa sociedade, se gosta de falar em público, pelo menos leia um pouco e ainda, gostaria de lidar com pessoas, e muitas vezes gostaria de ajudar pessoas que você conhece e conhece que precisam de ajuda, não hesite em escolher o curso de graduação em direito, você não se arrependerá!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Licenciatura em Direito: tudo o que você precisa saber antes de escolher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *