Conheça o curso de Medicina Veterinária e saiba tudo sobre o curso!

Alcançar o ensino superior por meio de um curso de graduação é a meta da maioria dos alunos no Brasil, nas mais diversas áreas de atuação. Os mais comuns são Medicina, Direito e Engenharia, mas muitas pessoas não se identificam com esses cursos e buscam opções diferentes.

Uma delas, muitas vezes procurada por pessoas que têm especial apreço e carinho pelos animais, tanto domésticos como cães e gatos, e os mais selvagens como cavalo e boi, por exemplo, é a opção do estágio. . Medicina veterinária.

Muitos acham que é o curso perfeito para quem quer estar perto de bichinhos fofos e poder passar cinco anos dando carinho e carinho a cachorrinhos, coelhos, gatinhos e cachorrinhos, mas o curso é muito mais que isso e a realidade é muito menos glamoroso do que a aparência.

Medicina Veterinária

Estudantes de Medicina Veterinária têm contato com animais pouco apreciados pelo público em geral, como porcos, pássaros e crianças, tendo contato com suas fezes e substâncias corporais que muitas vezes não são agradáveis ​​e com as quais muitas pessoas não teriam coragem de lidar.


Leia também :

  • São Judas Tadeu University;
  • Faculty Sumaré;
  • Professora de EAD com nota do Enem.

Mesmo assim, ainda é um curso de imensa importância para a saúde e o bem-estar dos animais, que busca aprofundar os estudos para que possam ter tanto suporte em termos de cuidado e saúde quanto o ser humano se desenvolveu para ter para si.

Faculdades de Medicina Veterinária em todo o Brasil

No passado, o curso não estava presente na grade de tantas instituições de ensino superior, visto que nem todas as universidades foram criadas com estrutura suficiente para apoiar o estudo de animais dentro de seus próprios campi.

Hoje, por outro lado, existem várias universidades que já possuem o curso de Medicina Veterinária, atuando de diferentes formas para poder proporcionar aos alunos experiências mais próximas da realidade animal e da experiência de um médico veterinário na prática.

Assim, algumas aulas são ministradas dentro da instituição, de forma teórica, mas outras são ministradas em espaços mais amplos que permitem o exercício da profissão, muitas vezes em fazendas próprias ou que possuem convênio para professores e alunos estudarem e aplicarem seus estudos. .

Quais são as faculdades de medicina veterinária mais conceituadas?

Após essa maior popularização do curso e melhor distribuição pelas universidades no Brasil, é normal que alguns cursos se destaquem mais que outros, e isso é notado por meio de rankings oficiais que são feitos periodicamente para verificar o nível de excelência do ensino superior brasileiro.

Em relação ao curso de Medicina Veterinária, o Brasil possui diversos corpos docentes universitários com grande estrutura e reconhecimento nacional. Abaixo, vamos mencionar alguns deles.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)

Uma escola muito tradicional, que existe desde 1919, também oferece serviços de extensão comunitária que atendem cerca de 60.000 animais por ano.

Medicina Veterinária

Além disso, o trabalho de pesquisa é altamente valorizado na FMVZ da USP, com aproximadamente 70.000 exames laboratoriais realizados anualmente para contribuir com o diagnóstico veterinário.

Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1932 e localizada em Belo Horizonte, a Escola de Veterinária da UFMG tem grande reconhecimento nos cursos de Medicina Veterinária e Aquicultura, ambos oferecidos na graduação, além das especialidades oferecidas no nível de mestrado.

Medicina Veterinária

A escola possui quatro departamentos distintos e abrange uma área de 7 hectares, com estrutura suficiente para um estudo aprofundado e diversificado do mundo animal.

Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Este é mais um corpo docente que tem se destacado a nível nacional, tendo obtido notas máximas na avaliação do ENADE.

Medicina Veterinária

Além de possuir vários departamentos científicos, é composto por nove setores funcionais distintos, que vão da cirurgia e clínica ao laboratório e estudos teóricos.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

O curso de Veterinária da UNESP também é considerado muito forte, sendo oferecido em três campi diferentes (Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal).

Medicina Veterinária

Os estudos oferecidos vão desde a sustentabilidade ambiental aplicada à vida animal até a utilização de fazendas experimentais e diferentes laboratórios de pesquisa.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Conheça o curso de Medicina Veterinária e saiba tudo sobre o curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *